Tags

, , , , , , , , , ,

Algumas brincadeiras podem auxiliar a desenvolver habilidades importantes à aquisição da linguagem. Pensando nisso selecionei algumas atividades que utilizo muito com meus pacientes, principalmente os que ainda estão na fase pré-verbal, com dicas para potencializar o benefício destas atividades para o desenvolvimento da linguagem.

  1. Jogos com Bola:Desenvolve a atenção conjunta e a atenção da criança aos comandos verbais.

Dica: Durante a brincadeira realizar ordens simples como “Joga pro papai”, “Pegue a bola”, “Chuta”, “Cadê a bola?”

ball-107909_1280

  1. Blocos de plástico e madeira:Desenvolve a atenção compartilhada, troca de turnos, atenção aos comandos verbais e vocabulário.

Dica: Nomear as cores durante a brincadeira, deixar que a criança escolha qual cor irá colocar, alternar a vez de colocar as peças.

build-189819_1280

  1. Brincar de esconder: Desenvolve atenção compartilhada, habilidade de jogo, habilidades auditivas.

Dica: Esconder objetos sonoros para que a criança encontre, ir mudando de lugar para manter a atenção da criança no mesmo estímulo, utilizar bichos de pelúcia e de borracha e ir nomeando, perguntando à criança “onde está o sapo”? “Cadê o pato?”

ducks-452485_1280

4.1 – 2 – 3 e já – Mantém a atenção a um estimulo verbal enquanto espera a ação, desenvolvendo a atenção à fala.

Dica: Dar preferência pra ações corporais/motoras como: pular, jogar a bola, pular na cama, empurrar/jogar um carrinho, aviãozinho , etc…

school-17989_1280

  1. Brincar com Músicas – Desenvolve a atenção compartilhada, o vocabulário, as habilidades auditivas e trocas de turnos comunicativos.

frog-37256_1280

Dicas: Cantar a mesma musica uma hora bem baixinho, outra hora mais forte, uma vez mais rápido, outra vez devagar… ;

Associar a música a sensações corporais, por exemplo, quando canta “A dona aranha subiu pela parede.. “ vai subindo os dedos pelos corpo da criança como se  fosse a aranha…

Trocar os personagens da musica por outros, por exemplo, “O sapo não lava o pé”, trocar por a Luisa não lava o pé, o cachorro não lava o pé, o cavalo não lava o pé… lembrando de mudar também onde o personagem mora (no pasto, etc…). Pode também “sortear” o bicho que vai usar na música, tirar de uma sacola, uma caixa…

Quando a criança já diz alguma palavra ou aprendeu algum trecho da musica deixar um espaço pra que ela complete a musica ou perguntar a ela “quem não lava o pé?”, “quem vai subir pela parede?”

Até a próxima!

Anúncios