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cognição, educação infantil, educação musical, estímulo, Fonoaudiologia, linguagem oral, música, Musicalidade Infantil
A música, muitas vezes, é encarada apenas como arte ou entretenimento, mas ela pode ser muito mais do que isso.
Diversos estudos mostram que a música estimula todo o cérebro, por isso, o contato precoce com ela e sua vivência podem contribuir para a formação cerebral e desenvolvimento cognitivo desde a tenra idade ou indo além, desde a vida intrauterina.
Um estudo* buscou investigar a influência da música no desenvolvimento cognitivo e na linguagem de bebês de zero a dois anos de idade dentro de um ambiente propício de educação musical.
Foram trabalhados com o público-alvo atividades tais como: pulsação, respiração, corpo e movimento, altura, timbre, duração, intensidade do som, altura (grave/agudo) entre outras.
Concluiu-se ao final da pesquisa que a expressão natural do bebê se manifesta antes da fala dentro de um ambiente musical oportunizando o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, do aprendizado de ritmo e melodia e processos cognitivos e de aquisição da linguagem oral.
CONTRIBUIÇÃO QUE A MUSICA TROUXE PARA OS BEBÊS:
> 100% contribuiu com a linguagem;
> 83,3%, com o desenvolvimento motor;
> 75%, com o desenvolvimento psicológico;
> 41,7%, com o musical;
> 33,3%, com o social.
*SILVA, L. B. M. Música: um estímulo à expressão cognitiva e à linguagem dos bebês. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.