Dia 20 de maio comemoramos o Dia do Pedagogo. A formação de pedagogo no Brasil começou em 1939. Em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os ensinos infantil, fundamental e médio compuseram o que se chama hoje de educação básica.
Em meados do século passado, o professor era formado pelo magistério ou fazia o que se chamava à época de normal. A educação infantil estava mais voltada para a assistência social, existia para cuidar das crianças.
Com a democratização do país nos anos 1980, começava todo o movimento de mudança, repercutindo na educação. A partir disso, a educação começou a ser pensada não apenas como formação de técnicos, mas de profissionais que tinham compromissos políticos com a sociedade.
Pedagogia + Fonoaudiologia
A fonoaudiologia está diretamente ligada com a pedagogia, quando se busca compreender as possíveis causas orgânicas das deficiências da fala e qual o tratamento que o fonoaudiólogo deverá iniciar durante a reeducação do paciente.
É o psicopedagogo quem identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula, enquanto o fonoaudiólogo procura o tratamento correto de acordo com o problema detectado.
A família precisa entender os objetivos do fonoaudiólogo e do pedagogo, que trabalham em unidade para que ocorra um atendimento melhor direcionado ao problema da criança.
O trabalho conjunto das duas áreas criam ambientes favoráveis e geram confiança entre todos os envolvidos no processo, pois estarão comprometidos para o sucesso da aprendizagem da criança.
Por: Luciana Farias – Fonoaudióloga